Energia solar no Brasil supera hidrelétrica de Itaipu



16/03/2022


A potência de operação da energia solar fotovoltaica no Brasil acaba de ultrapassar a marca de 14 gigawatts (GW). De acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração de energia solar supera a capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu.

Segundo a entidade, a energia solar trouxe mais de 74,6 bilhões de reais em novos investimentos no Brasil, 20,9 bilhões de reais nos cofres públicos e, cumulativamente, criou mais de 420 mil empregos desde 2012.

Para Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, o desenvolvimento da energia solar no país é vital para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil por meio de grandes fábricas e geração de energia solar em residências, pequenas empresas, propriedades rurais e prédios públicos. “Esta fonte ajuda a diversificar a oferta de energia elétrica do país, reduzindo o estresse nos recursos hídricos e o risco de novos aumentos nas contas de energia elétrica para a população”, comentou.

As usinas solares de grande porte são atualmente a sexta maior fonte de geração de energia elétrica do Brasil, espalhadas por todas as regiões do país, com projetos em operação em 19 estados brasileiros e um portfólio de 31,6 GW disponível para desenvolvimento.

De acordo com Koloszuk, além de competitivas e acessíveis, as instalações solares são rápidas e ajudam a aliviar a carga dos consumidores, reduzindo seus custos de eletricidade em até 90%. “Eletricidade competitiva e limpa é essencial para que o país recupere sua economia e consiga crescer. A energia solar é parte da solução e um verdadeiro motor de oportunidades e novos empregos”, concluiu o presidente do Conselho.