Crescimento da fonte solar fotovoltaica brasileira é exaltado pelo ministro de Minas e Energia



18/10/2021

No dia 11 de setembro, Bento Albuquerque esteve em Minas Gerais para participar da inauguração de uma linha de transmissão.

No dia 11 de setembro, em Janaúba, Minas Gerais, teve início uma nova linha de transmissão que ajudará no transporte de energia elétrica do Nordeste para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A inauguração foi realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa).

A entrada em operação do empreendimento está sendo realizada cinco meses antes do esperado em contrato e aumentará em 1.600 MW médios a capacidade de escoamento da energia gerada no Nordeste a partir de usinas solares e eólicas.

“Com essa linha de transmissão, estamos fortalecendo a governança do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa linha, no momento, é muito importante para que possamos ter a segurança energética necessária ao fornecimento de energia de todos os brasileiros”, aponta o ministro Bento Albuquerque.

O ministro ainda dá ênfase ao crescimento da fonte solar brasileira, principalmente no Norte de Minas Gerais. “Não é por acaso que a geração solar nos últimos três anos cresceu 300% no Brasil”, comenta o ministro, que também comemora o avanço em 2.000% da geração solar distribuída nos três últimos anos.

A rede de transmissão montada pela Taesa, contando com um investimento de R$ 1 bilhão, vai interligar os sistemas de transmissão de energia elétrica da Bahia e Minas Gerais, com três subestações e duas linhas de transmissão, em um caminho de 542 quilômetros de extensão.

“Essa linha inaugurada hoje é de fundamental importância para esse período de escassez hídrica, pelo fato de aumentar em 25% a capacidade de o Nordeste transmitir energia para o Sudeste, assim podemos preservar as águas das hidrelétricas”, diz o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Fonte: Portal Solar