Complexo turístico terá 35% da energia elétrica gerada por meio de fontes renováveis



02/08/2021

Projeto será o primeiro do Brasil a utilizar vidros elétricos, além de possuir painéis solares nas coberturas das pequenas usinas e edificações.

O projeto Maraey, que será erguido em Maricá, cidade situada na Costa do Sol do Rio de Janeiro, contará com a energia renovável como principal fonte de produção de energia. O empreendimento tem o objetivo de produzir 35% da energia elétrica das edificações e das áreas comuns por meio de fontes limpas, como a energia solar, mini eólica e biogás. Estima-se, em média, gerar 13,1 GWh/ano.

O complexo será o primeiro projeto do país a utilizar vidros elétricos, além de possuir 57 mil metros quadrados de painéis solares nas coberturas das pequenas usinas e edificações situadas nos lotes.

Existem estudos para o uso de outras fontes renováveis para além da energia solar, como a energia eólica, a partir de mini turbinas de eixo vertical, e o biogás, produzido por meio do processo de tratamento de esgoto.

“Estamos utilizando as mais avançadas tecnologias do mercado para desenvolvermos um empreendimento exemplar e, consequentemente, ajudar na criação de uma comunidade mais sadia, sustentável e resiliente”, certifica Emilio Izquierdo, o CEO de Maraey.

Outra iniciativa sustentável do empreendimento é possuir 55% da frota que irá circular no complexo constituída por automóveis elétricos ou híbridos. O projeto disponibilizará postos de recarga em vários pontos para abastecer os veículos. Estima-se que, quando o projeto estiver em pleno funcionamento, mais de 8 mil automóveis elétricos e híbridos circulem pelo complexo.

O empreendimento Maraey é idealizado pela IDB Brasil, que é controlada e administrada pelo Grupo Cetya e pela Abacus Property Development, que são duas companhias espanholas. O complexo contará com um investimento estimado em R$ 11 bilhões.

Fonte: Portal Solar