Belo Monte estuda a construir parque solar para compensar baixa geração




23/3/2022


Em busca de alternativas para ampliar sua produção de energia, a concessionária Norte Energia, proprietária da usina de Belo Monte, pretende construir um parque solar dentro da área da própria hidrelétrica, a ser instalada no Rio Nova, na região de Altamira, no Pará. O Estadão apurou que a empresa havia apresentado um pedido à Autoridade Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a construção do empreendimento, onde a usina fotovoltaica será construída em um espaço próximo à barragem principal da hidrelétrica, mais precisamente na fase de construção da fábrica exclusivamente para milhares de trabalhadores da aldeia.

O projeto ainda está em estudo, mas a previsão é que a usina solar alcance 137,48 megawatts (MW), o suficiente para atender cerca de 300 mil pessoas. O relatório da franqueadora ao Estadão confirmou essa informação.

Não é a primeira vez que a empresa cogita desenvolver projetos complementares para ampliar a produção de energia no entorno de Belo Monte. No final de 2019, a concessionária chegou a entrar em contato com reguladores para autorizar a construção de usinas termelétricas próximas às hidrelétricas — mais caras e mais poluentes. Na época, chegou a pedir a alteração de seu estatuto para que deixasse de ser uma sociedade licenciada focada em um negócio e que pudesse “investir diretamente ou por meio de participação em outras empresas como subsidiárias integrais”.

O motivo para a criação do projeto é
 incrementar a produção de energia.
No início deste ano, durante a nova temporada de cheias do vale, a turbina a vapor da usina hidrelétrica estava operando quase em plena capacidade, gerando mais de 9.000 megawatts de eletricidade por mês. Essa geração, no entanto, caiu para cerca de 300 megawatts em meses como agosto, setembro e outubro, forçando o fechamento da principal usina de Belo Monte, cujas turbinas podem falhar devido ao baixo volume de água.
Fonte: CNN Brasil